Departamento-Geral do Pessoal

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size

SiCaPEx Avisos Recentes

E-mail Imprimir PDF

 

| Acesse o SiCaPExAvisos | Apoio ao Usuário | Perguntas Frequentes | IG 30-33 / IR 30-87 |

 

  • Aviso n° 52 - SiCaPEx, de 7 de novembro de 2013

A partir da versão 1.2.3a o SiCaPEx está disponibilizando a funcionalidade Registro da Entrega das Folhas de Alterações dos Militares da Ativa a qual objetiva atender à Portaria nº 184-DGP, de 12 de agosto de 2013.
No menu "Ativa >> Lançamento >> Novos >> Comuns (Carreira/Temporário) >> Folhas de Alterações" o usuário fará o registro da entrega das Folhas de Alterações de cada militar após ter sido publicado em BI ou Adt da OM.
Recomendamos a leitura da Portaria supramencionada antes de iniciar o registro da entrega das Fls de Alt.

No menu "Ativa >> Relatórios >> Entrega de Folhas de Alterações" está disponível o Relatório Semestral de Entrega das Folhas de Alterações da OM. O usuário visualizará ainda o relatório do semestre anterior ou de qualquer semestre, podendo gerar arquivo PDF. É possível ainda a visualização do histórico de determinado militar. Cabe lembrar que este relatório só conterá informações após a homologação dos registros lançados.

  • Aviso nº 51 - SiCaPEx, de 9 SET 13: correção de dados do SiCaPEx

Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

A fim de dar qualidade aos dados do SICaPEx, o DGP e o CDS realizam auditorias para identificar as inconsistências. A partir de 9 de setembro, os relatórios das inconsistências estarão disponíveis para todas as OM no menu principal do SiCaPEx, no botão "inconsistências". Cada OM visualizará nominalmente os dados a serem corrigidos e os comandos enquadrantes, no perfil de "gerente", terão acesso ao relatório com a quantidade de inconsistências das OM subordinadas. Os relatórios serão atualizados automaticamente à medida que os dados forem corrigidos.

As OM que encontrarem qualquer dificuldade para realizar a correção das inconsistências relatadas deverão informar o problema ao DGP por meio do Sistema de Pedido de Suporte, disponível no menu principal do SiCaPEx, no botão "pedido de suporte", e no endereço "http://suportesicapex.dgp.eb.mil.br".


  • Aviso nº 50 - SiCaPEx, de 1º de agosto de 2013

Encontra-se disponível uma nova versão do SiCaPEx que permite a correção das inconsistências e o lançamento da data de praça de OM de fora da Força, leia mais.


  • Aviso nº 49 - SiCaPEx – 12 JUL 13: Memento de responsabilidades pelo preenchimento / Atualização das informações Contidas na Ficha Cadastro do SiCaPEx

A equipe responsável pelo SiCaPEx criou um memento com o intuito de auxiliar e dirimir as dúvidas em relação a quem tem a responsabilidade de incluir ou atualizar as informações contidas na ficha cadastro do SiCaPEx.

O memento pode ser visualizado clicando aqui. (Atualizado em 19 AGO 2013)

O DGP está fazendo um estudo sobre as portarias que tratam dos dados da ficha cadastro do SiCaPEx.

Qualquer dúvida que ainda possa permanecer em relação à ficha cadastro do SiCaPEx, favor encaminhar pedido de suporte.


  • Aviso nº 48 - SiCaPEx - 03 JUL 13: Cadastramento de pessoa que tem identidade e não consta na base de dados do DGP

O cadastramento de pessoa que já tem identidade militar e não está na Base de Dados do DGP deve seguir os seguintes passos:

- verificar se a pessoa não está na base de dados através da funcionalidade “Gerência > Consultar pessoas”;

- caso a pessoa em questão não conste no resultado da pesquisa, definir o documento que faz referência ao lançamento, seguir os menus: Ativa > Lançamento > Novos > Comuns (Carreira/Temporário) > Cadastramento de Militar, para lançamentos realizados pela OM. E os menus SIP/OPIP > Lançamento > Novos > Inativo, Pensionista ou Instituidor, para lançamentos realizados pela SIP/OPIP.

- se a pessoa consta na Base de Dados do DGP, mas não está vinculada à OM/SIP/OPIP, encaminhar pedido de suporte.


  • Aviso nº 47 - SiCaPEx - 8 FEV 13: Cadastramento de Cursos/Estágios realizados em Organização Militar do Exército

Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

O DGP tem recebido um grande número de solicitações de cadastramento de cursos e estágios realizados em organizações militares do Exército no ano de 2012. A respeito do assunto, este Departamento informa que tais solicitações deverão ser encaminhadas da OM de vinculação do militar para a OM na qual o militar realizou o curso, que é responsável pelo lançamento dos dados.

As OM que oferecem cursos e estágios deverão lançar os cursos para os militares, via SiCaPEx, utilizando a opção:

- "Ativa | Lançamento | Novos | Comuns | Habilitação | Curso/Estágios Militares (militares vinculados a esta OM)", para os militares que permanecem vinculados à OM que ofereceu o curso ou estágio; ou

- "Ativa | Lançamento | Novos | Comuns | Habilitação | Curso/Estágios Militares (militares vinculados a outras OM)", para os militares que realizaram curso ou estágio sem desligamento da OM de origem ou que foram desligados da OM que ofereceu o curso ou estágio após a conclusão dos mesmos.

As OM que encontrarem qualquer dificuldade ou inconsistência na execução do lançamento do curso no SiCaPEx deverão informá-la ao DGP por meio do Sistema de Pedido de Suporte, disponível na Internet no endereço http://suportesicapex.dgp.eb.mil.br.

 

  • Aviso nº 46 - SiCaPEx - 11 JAN 13: Documentos de publicação de data de praça de militar recém-apresentado

Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

O DGP solicita que seja verificado se os documentos de publicação de data de praça de todos os militares recém-apresentados foram lançados no SiCaPEx pelas OM de origem. Para os casos em que o documento de publicação não foi lançado, a OM de destino deverá repetir o procedimento descrito no Aviso nº 40 do SiCaPEx.

 

  • Aviso nº 45 - SiCaPEx - 07 JAN 13: SiCaPEx: Cadastramento de Documentos de Publicação de Data de Praça de Outras Corporações

Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

O DGP tem recebido diversos questionamentos a respeito do lançamento de documentos de publicação de data de praça de outras corporações, que não são aceitos pela versão atual do SiCaPEx. Em relação ao assunto, o Departamento informa que:

 

1. para realizar o lançamento de documentos de publicação de data de praça da Marinha do Brasil ou da Força Aérea Brasileira, as organizações militares deverão aguardar a disponibilização de uma versão apropriada do SiCaPEx;

2. um novo prazo final para o lançamento de documentos de publicação de data de praça no SiCaPEx será estabelecido após a disponibilização da versão apta a registrar documentos de outras corporações;

3. NÃO DEVERÃO SER LANÇADOS NO EVENTO "DATA PRAÇA" períodos de serviços prestados em polícias ou corpos de bombeiros militares, bem como os prestados como aluno de órgão de formação da reserva do Exército ou qualquer outra corporação. Tais períodos deverão ser informados ao DGP:

- conforme o procedimento prescrito na Portaria Nº 065/DGP, de 19 SET 00, para militares de carreira; ou

- por intermédio de lançamento no evento "Tempo de Serviço Público Anterior", do SiCaPEx, para militares temporários.

 

  • Aviso nº 44 - SiCaPEx - 19 DEZ 12: Nova versão da planilha de funcionalidades do SiCaPEx

O DGP informa que a planilha de funcionalidades do SiCaPEx foi atualizada.

Clique aqui para baixar a versão mais recente da planilha.

 

  • Aviso nº 43 - SiCaPEx - 19 DEZ 12: Suspensão do atendimento telefônico aos usuários

Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

O DGP informa que o atendimento aos usuários do SiCaPEx pelos ramais telefônicos 6476 e 6963 será suspenso, em caráter experimental, a partir de 21 DEZ 2012. O atendimento via Sistema de Pedido de Suporte (http://suportesicapex.dgp.eb.mil.br), permanecerá sendo realizado normalmente.

 

  • Aviso nº 42 - SiCaPEx - 15 OUT 12: Nova versão da planilha de funcionalidades do SiCaPEx

O DGP comunica que, em função da grande quantidade de pedidos de suporte recebidos, da necessidade de atender demandas geradas pelo novo Sistema de Pagamento do Exército e de alterações na composição da equipe do SiCaPEx, a planilha de funcionalidades do sistema foi atualizada. Clique aqui para baixar a versão mais recente da planilha.

 

  • Aviso nº 41 - SiCaPEx - 15 OUT 12: Evento "Data Praça"

Sr Operador do SiCaPEx

No período de 15 OUT a 30 NOV 12, estará disponível no SiCaPEx o Evento "Data Praça", destinado ao cadastramento dos dados dos documentos que publicaram originalmente as datas de praça dos militares da ativa do Exército. O lançamento dos eventos deverá ocorrer após a publicação de um relatório no BI de sua OM contendo todos os dados necessários. Para cada militar constante no relatório deverá ser lançado um único evento no SiCaPEx, por meio da execução dos seguintes passos:

Passo 1 - defina como documento de referência o BI de sua OM que publicou o relatório;

Passo 2 - selecione o militar;

Passo 3 - lance a data de praça do militar e os dados do documento que publicou originalmente a data (tipo, complemento, órgão, número e data do documento). Caso o militar tenha mais de uma data de praça, todas devem ser lançadas no mesmo evento, com cada data anterior ao período atual acompanhada da data de desligamento correspondente. Caso haja sobreposição de períodos o sistema não aceitará o evento.

Passo 4 - após o lançamento dos dados, o SiCaPEx verificará se há inconsistências entre os dados lançados e os já presentes no Banco de Dados do DGP. Caso haja inconsistências, o sistema perguntará se os dados lançados devem ser corrigidos ou se devem ser salvos mesmo com inconsistências. Selecione a opção adequada.

Os eventos salvos com inconsistências poderão ser validados e homologados normalmente. NÃO É NECESSÁRIO INFORMAR AO DGP AS INCONSISTÊNCIAS, pois as mesmas ficarão registradas automaticamente no Sistema e serão tratadas oportunamente.

 

  • Aviso nº 40 - SiCaPEx - 15 OUT 12: Cadastramento de Documentos de Publicação de Data Praça Sr Cmt/ Ch/ Dir e Enc Pessoal de OM

Tendo em vista o cumprimento de exigências decorrentes da Lei de Acesso à Informação (Lei Nº 12527, DE 18 de novembro de 2011), o DGP deverá reunir em seu Banco de Dados as informações dos documentos que publicaram originalmente as datas de praça de todos os militares da ativa do Exército. Em consequência, o DGP disponibilizará no SiCaPEx, no período de 15 OUT a 30 NOV 12, o Evento "Data Praça", para que as OM possam cadastrar no sistema os dados necessários. A fim de promover a organização e a celeridade da execução da atividade, o DGP solicita que sejam seguidos os seguintes passos:

Passo 1 -  obter no SiCaPex, selecionando a opção "Ativa | Alertas | Militares com Data de Praça sem Documento Vinculado", a relação de militares que deverão ter seus documentos de publicação de data de praça cadastrados;

Passo 2 -  elaborar um relatório, contendo as datas de praça de cada um dos militares constantes da relação obtida no passo anterior, e os dados dos documentos que publicaram originalmente essas datas de praça (tipo, complemento, órgão, número e data do documento). Caso um militar possua mais de uma data de praça, todas as datas deverão constar no relatório, e cada data anterior ao período atual deverá estar acompanhada da data de desligamento correspondente, não podendo existir sobreposição de períodos;

Passo 3 - auditar rigorosamente o relatório mediante exame de documentação comprobatória dos militares relacionados;

Passo 4 - publicar o relatório em BI da OM ;

Passo 5 - no SiCaPEx, utilizando como documento de referência o BI do passo anterior, lançar, validar e homologar um evento para cada militar constante no relatório, selecionando a opção "Ativa | Novos | Comuns (Carreira/Temporário) | Dados Individuais | Data Praça" ou digitando no campo "Encontre Fácil" a palavra "data".

Em alguns eventos, o SiCaPEx poderá indicar a existência de inconsistências entre os dados lançados por sua OM e os dados já presentes no Banco de Dados do DGP. Caso os dados lançados estejam corretos, os eventos deverão ser validados e homologados normalmente. NÃO É NECESSÁRIO INFORMAR AO DGP AS INCONSISTÊNCIAS, pois as mesmas ficarão registradas automaticamente no Sistema e serão tratadas oportunamente.

 

  • Aviso nº 39 - SiCaPEx - 10 OUT 12: Adiamento de funcionalidade do SiCaPEx

O DGP comunica que, em face de motivos técnicos, a funcionalidade de cadastramento de documento de publicação de data de praça, inicialmente prevista para estar operando no dia 10 OUT 12, deverá ser disponibilizada apenas no dia 15 OUT 12.

 

  • Aviso nº 38 - SiCaPEx - 14 SET 12: Nova versão da planilha de funcionalidades do SiCaPEx

O DGP comunica que a planilha de funcionalidades do SiCaPEx foi atualizada.

Clique aqui para baixar a versão mais recente.

 

  • Aviso nº 37 - 05 SET 12: Adiamento de funcionalidades do SiCaPEx

O DGP comunica que, em face de motivos técnicos, as funcionalidades inicialmente previstas para estarem operando nos dias 3 e 10 SET 12 deverão ser disponibilizadas apenas no dia 13 SET 12. O cadastramento de usuários de 2ª Seção, necessário para o acesso a algumas dessas funcionalidades, continua sendo realizado normalmente.

 

  • Aviso nº 36 - 31 JUL 12: TAF

O DGP informa que para os Sd do GRUPAMENTO BRAVO, incorporados após a realização do 1º TAF, a OM de vinculação do militar deverá lançar o TAF do período vigente na OM.

 

  • Aviso nº 35 - 31 JUL 12

O DGP comunica que, em face de motivos técnicos e de novos requisitos a serem implementados, os eventos abaixo relacionados continuam em manutenção evolutiva, devendo o usuário aguardar a liberação dos mesmos nas próximas versões do sistema:

  • Cadastramento de Cursos / Estágios;

  • Movimentação de Militares Temporários.

Este ODS reitera que a equipe do suporte ao usuário está à disposição para orientar e esclarecer dúvidas relativas ao sistema por meio dos telefones 860-6963/860-6476 ou pelo novo Pedido de Suporte disponível no menu do Sistema.

 

  • Aviso SiCaPEx

Novo Layout do SiCaPEx:

Com o objetivo de melhorar a navegação e facilitar o processo de cadastramento dos dados no sistema, o DGP disponibilizará a partir do dia 02/07/2012, o novo layout do SiCaPEx. O DGP informa que a partir dessa versão estará disponível o suporte online para esclarecimentos/cadastramentos de dúvidas e erros apresentados.

 

  • Aviso SiCaPEx

O DGP informa que os únicos telefones para contato e esclarecimentos de DÚVIDAS sobre o sistema SiCaPEx são : 61 - 3415 6476 / 6963 ou RITEX 860 6476 / 6963, e para informar algum eventual erro favor enviar a tela de erro (printscreen) para o e-mail do suporte: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

  • Aviso SiCaPEx Cadastramento de usuários da 2º Seção no SiCaPEx, clique aqui.

 

  • Aviso SiCaPEx Funcionalidade Alteração de Nome

O DGP informa que a funcionalidade de alteração de nome encontra-se disponível temporariamente, para que as OM realizem as devidas correções, se necessário, nos nomes do seu pessoal vinculado.

AddThis Social Bookmark Button