Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Chefe do DGP
Início do conteúdo da página

Chefe do DGP

CURRICULUM VITAE

 

 Gen Chalella

General de Exército JOÃO CHALELLA JÚNIOR

 

O General de Exército Combatente, João Chalella Júnior, ascendeu ao posto atual em 31 de julho de 2021.

Nascido em 12 de fevereiro de 1961, na cidade de São José do Rio Preto - SP, é filho de João Chalella e de Maria Conceição da Silva Chalella.

Incorporou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar em 25 de março de 1977 em Barbacena Minas Gerais e na Academia Militar das Agulhas Negras em 25 de fevereiro de 1980 em Resende Rio de Janeiro.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia, em 10 de dezembro de 1983.

Além dos cursos de Formação, de Aperfeiçoamento e de Estado-Maior do Exército, realizou os seguintes cursos:

- De Artilharia de Costa e Antiaérea, de Política Estratégia e Alta Administração do Exército e MBA em Gestão de Estratégica na Fundação Getúlio Vargas.

Durante sua vida militar, serviu em unidades de Artilharia nas cidades de Cachoeira do Sul, Rio de Janeiro, Brasília e Guarujá.

Foi observador militar das Nações Unidas na Ex-iugoslavia.

Foi instrutor da Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea.

Como Tenente-Coronel, foi instrutor da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército no Rio de Janeiro e instrutor da Escola de Comando e Estado-maior na República de El Salvador.

Como Coronel, comandou a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, chefiou a Assessoria de Pessoal e a Assessoria Parlamentar do Gabinete do Comandante do Exército, foi adjunto do Exército junto a representação diplomática do Brasil nos Estados Unidos da América e chefe da comissão do Exército Brasileiro em Washington.

Como Oficial General, foi Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea “Brigada General Samuel Teixeira Primo”, situada em Guarujá-SP, chefiou a 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército e Comandou a 2ª Região Militar “Região das Bandeiras”, em São Paulo.

Dentre as condecorações nacionais e estrangeiras com que foi agraciado, destacam-se a Ordem do Mérito da Defesa, Mérito Naval, Mérito Militar, Mérito Aeronáutico e Judiciário Militar; Medalha Militar de Ouro com Passador de Platina; Medalha Exército Brasileiro; Medalha do Pacificador; Medalha Corpo de Tropa - Bronze; Medalha das Nações Unidas – UNPROFOR; e Medalha do Comando de Educação Militar de El Salvador.

O Gen Chalella é casado com a senhora Maria Ines e possui uma filha, Gabriella.

registrado em:
Fim do conteúdo da página