Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Vice-Chefe do DGP
Início do conteúdo da página

Vice-Chefe do DGP

CURRICULUM VITAE

pedrotti 

General de Divisão JOSIAS PEDROTTI DA ROSA

 

O General de Divisão JOSIAS PEDROTTI DA ROSA ascendeu ao posto atual em em 31 de julho de 2020.

Nascido em 11 de julho de 1964, em Cruz Alta, Estado do Rio Grande do Sul, filho de Ramão Nunes da Rosa e Adelina Pedrotti da Rosa.

Incorporou às fileiras do Exército em 14 de fevereiro de 1981, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Cavalaria em 12 de dezembro de 1987.

Além dos Cursos de Formação e de Aperfeiçoamento, realizou o Curso de Instrutor de Equitação, em 1990; Curso de Instrutor de Equitação do Exército Argentino, em 1995; Curso de Comando e Estado-Maior do Exército, em 2002-2003; Estágio de Comunicação Social, em 2004; Curso de Altos Estudos Militares do Exército Uruguaio, em 2006; e Curso de Estratégia e Condução Superior do Exército Argentino, em 2012.

Egresso da Academia Militar, a primeira organização militar onde serviu foi o 8º Regimento de Cavalaria Mecanizado, em Uruguaiana/RS.

Serviu em diversas organizações militares, entre elas o 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Brasília/DF; o Comando da 7ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Natal/RN; o Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília/DF; o Comando da 5ª Região Militar – 5ª Divisão de Exército, em Curitiba/PR; na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro/RJ; e o Comando da 2ª Região Militar, em São Paulo/SP.

Foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras e na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.

Comandou o 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Porto Alegre/RS, no biênio 2009-2010.

Como Oficial-General, comandou a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada em Uruguaiana/RS, e desde 31 de julho de 2021, é Chefe da Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento-Geral do Pessoal.

Fora da Força, foi Observador Militar das Nações Unidas na Guatemala e exerceu os cargos de Ajudante-de-Ordens do Vice-Presidente da República, Adido Militar do Exército junto à Embaixada do Brasil nos Estados Unidos da América e Assessor Especial do Ministro do Estado da Defesa do Brasil.

Dentre as condecorações com que foi agraciado, destacam-se: Medalha Marechal Hermes de Prata com Duas Coroas; Ordem do Mérito Militar Grande Oficial; Ordem do Mérito Aeronáutico Grande Oficial; Ordem do Mérito Naval Grande Oficial; Medalha Militar de Ouro com passador de Platina; Medalha do Pacificador; Distintivo de Comando Dourado; Medalha Marechal Osório – O Legendário e Medalha das Nações Unidas – MINUGUA; Medalha do Mérito Desportivo Militar; Medalha da Vitória; Medalha da Ordem do Mérito da Defesa Grande Oficial e Medalha Mérito Santos Dumont.

registrado em:
Fim do conteúdo da página