Departamento-Geral do Pessoal

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FUSEx

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A assistência médico-hospitalar à família militar tem sido uma das principais prioridades do Comando do Exército, que tem envidado esforços permanentes no sentido de melhorá-la e aperfeiçoá-la, seja na obtenção de recursos financeiros na esfera do governo federal, seja na aplicação judiciosa dos recursos disponibilizados e arrecadados.


Importante fator para a manutenção do equilíbrio receita/despesa é o custo crescente da saúde em âmbito global, já que a inflação médica é muito superior à inflação oficial, em função da absorção de novas tecnologias de tratamento, bem como do aumento da expectativa de vida da população brasileira.


O Departamento-Geral do Pessoal, a fim de enfrentar estes desafios e de proporcionar o adequado atendimento aos beneficiários do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx), dentre outras medidas, tem buscado a melhoria nos processos gerenciais, com a implantação de sistemas informatizados de repasse de recursos e encaminhamentos, a revisão da legislação de assistência médico-hospitalar e o reequipamento e a modernização das Organizações Militares de Saúde.


Cabe ressaltar que não tem havido contingenciamento de recursos do Fundo de Sáude do Exército (FUSEx) por parte do governo federal e que o montante arrecadado pelo Fundo é totalmente orientado e aplicado na assistência médico-hospitalar dos militares, pensionistas e seus dependentes.


O Sistema de Atendimento Médico-hospitalar aos Militares do Exército, Pensionistas Militares e seus Dependentes (SAMMED) atende a cercade 750 mil beneficiários em todo o território nacional, por intermédio de uma rede formada por 28 hospitais militares, 4 policlínicas e 24 postos médicos.


Dentre os atendidos pelo SAMMED, 570 mil também são beneficiários do FUSEx, que é uma fonte de recursos que se destina a complementar a assistência médico-hospitalar. Tal Fundo é gerido por 169 unidades gestoras, que atendem à família militar, ampliando o atendimento prestado pelo SAMMED por intermédio de uma rede de, aproximadamente, 3.325 Organizações Civis de Sáude e 2.285 Profissionais de Sáude Autônomos, contratados, conveniados ou credenciados, possuindo as seguintes características que o diferenciam dos planos de sáude existentes no mercado:


a. inexistência de carência;

b. não possui limite de prazo para internações hospitalares;

c. não possui limite de prazo para internações em UTI;

d. possui ampla cobertura de procedimentos;

e. não restringe novas tecnologias, desde que necessárias e aprovadas pela Associação Médica Brasileira;

f. proporciona atendimento odontológico;

g. fornece órteses, próteses não odontológicas e artigos correlatos;

h. fornece, em muitos casos, medicamentos de alto custo;

i. tem baixo valor de contribuição, em comparação com os planos de saúde, principalmente para os menores graus hierárquicos;

j. perdoa a dívida de titulares falecidos ou a que extrapole a capacidade de pagamento do beneficiário;

k. possibilita atendimento no exterior, em casos específicos;

l. proporciona evacuação terrestre e aeromédica; e,

m. não onera o usuário com aumentos das contribuições decorrentes das mudanças de faixa etária.


Todos os militares e servidores civis diretamente envolvidos no gerenciamento do FUSEx têm perfeita noção do excepcional papel social que o Fundo desempenha, amparando todos os que dele realmente necessitam, principalmente nos momentos de grande aflição pessoal ou familiar, motivados por enfermidades graves. E este reconhecimento é confirmado por depoimentos de inúmeros militares que, nesses momentos de grande dificuldade, puderam confirmar que o FUSEx foi o suporte que os amparou e minimizou seu sofrimento, fornecendo recursos para um atendimento médico-hospitalar de qualidade a todos os beneficiários, independente de seu grau hierárquico ou valor de sua contribuição, o que não seria viável caso o Fundo não existisse.


  • Guia de Encaminhamento On Line

Para gerar a Guia de Encaminhamento On Line, o beneficiário do FuSEx deverá acessar a página da Subdiretoria de Apoio à Saúde e seguir os seguintes passos:


1º - fazer o login (usuário CPF e senha). Se for o 1º acesso o programa vai gerar uma senha;


2º - escolher a opção de Guia de Encaminhamento On-line no menu Seleção de Aplicativo; e


3º - selecionar o beneficiário que fará a consulta e, a partir desse passo, seguir as orientações do programa, até a impressão da guia.


Após a confirmação dos dados, a guia será gerada e os lançamentos não poderão ser alterados. Através dos telefones de contato, constantes na guia, o beneficiário marcará sua consulta diretamente com a clínica escolhida.


As seguintes especialidades médicas estarão disponíveis para a emissão da guia: cardiologia, clínica médica, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, oftalmologia, pediatria e urologia.


Convém lembrar que cada beneficiário poderá emitir até 2 (duas) guias por ano, por especialidade.


A guia, depois de gerada, terá validade de 30 (trinta) dias.


Para acessar a página da Subdiretoria de Apoio à Saúde, clique aqui.


  • Ficha Financeira

Para verificar sua ficha financeira, com os descontos implantados ou a serem implantados em contracheque,  o beneficiário do FuSEx deverá entrar na página do DGP, acessar o item Informações do Pessoal e escolher a opção Verificar a minha Ficha Financeira (FUSEx).

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