Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 11 de junho – Dia da Marinha
Início do conteúdo da página

Último dia do 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Terça, 17 de Julho de 2018, 16h51
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 5654

 SIMPSIO BOAS PRATICAS 1 RM 5 DIA DESTAQUE

 Itaipava (RJ) - Após cinco dias de muita troca de experiências e conhecimentos, chega ao fim a terceira edição do Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde.

Neste último dia, 21 de julho, o Chefe do DGP, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, iniciou suas considerações finais destacando a presença do General de Exército Artur Costa Moura no Simpósio e desejou boas-vindas e sucesso ao futuro Chefe do DGP.

Em suas palavras, o General Moura agradeceu a oportunidade de participar do encontro, pois foi importante para ter uma visão geral e conhecer todos os atores envolvidos no Sistema de Saúde do Exército. “A partir do dia 30 de julho, estaremos juntos em busca do apoio e do trabalho conjunto para atingir um objetivo definido que é atender a família militar”, destacou o General Moura.

Em sua apresentação, o General Pafiadache enfatizou que o Simpósio atingiu seus objetivos, como a difusão de boas práticas na área de saúde, a construção de soluções para as principais demandas, a padronização de procedimentos a serem adotados e o nivelamento do conhecimento sobre o Sistema de Saúde do Exército. “Todos os assuntos abordados durante esses dias estão interligados e relacionados aos pilares do Sistema de Saúde do Exército, que são a legalidade, a economicidade, e a nossa prioridade número 1: o usuário”, explicou o Chefe do DGP.

O 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde, promovido pelo DGP, com apoio da 1ª Região Militar, foi realizado no período de 17 a 21 de julho, sendo o primeiro dia realizado no Hospital Central do Exército e prosseguindo no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava, no Rio de Janeiro. O encontro reuniu 100 integrantes do Sistema de Saúde do EB, dentre Comandantes de Regiões Militares, Diretores e integrantes das equipes das Organizações Militares de Saúde de todo o País.

 

  DSC6401

 DSC6412

 DSC6418

 DSC6419

 DSC6426

 DSC6429

 DSC6430

 

 ________________________________________________________________________________________________________________________

 

SIMPSIO BOAS PRATICAS 1 RM 4 DIA DESTAQUE

 

Itaipava (RJ) – O Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Fernando Jose Soares da Cunha Mattos, iniciou o ciclo de palestras do dia 20 de julho, quarto dia do 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde.

Uma das boas práticas apresentadas pela 10ª RM foi o Serviço Transdisciplinar de Atenção Domiciliar (SETAD), desenvolvido no Hospital Geral de Fortaleza, que substitui o serviço de Homecare tradicional. O SETAD adota a Tecnologia em Saúde denominada “Educação em Saúde para cuidadores leigos”, com base na tríade Família, Domicílio e Cuidador. A finalidade é promover o cuidado efetivo orientado ao paciente, envolvendo os familiares e o cuidador dentro do próprio domicílio, fortalecendo os laços parentais. A equipe do SETAD reúne profissionais como geriatra, clínico geral, enfermeiro, técnico de enfermagem e psicólogo, atendendo um público com idade média de 71 anos.

A programação prosseguiu com a apresentação do Comandante da 11ª RM, General de Brigada João Denison Maia Correia, que destacou a implementação do Projeto de Atendimento Integrado Odontológico (ATINO) pelo Hospital Militar de Área de Brasília, no qual os dentistas da RM são aproveitados em todas as Organizações Militares de Saúde de acordo com a demanda definida pelo Gestor de Serviço Odontológico Regional. O projeto prevê também a avaliação diagnóstica rotineira dos militares, principalmente do corpo de tropa, buscando condições de doença ainda em seus estágios iniciais, quando o tratamento é simples, barato e rápido. A OM escolhida para o teste experimental do Projeto ATINO foi o Batalhão da Guarda Presidencial (BGP), onde foram avaliados cerca de 1600 militares. Para cada integrante, foi criada uma ficha de diagnóstico, disponível online, que reúne a situação clínica e as necessidades de cada paciente.

Para o penúltimo dia do Simpósio de Saúde, ainda estão previstas palestras sobre “Marketing Interno nas Organizações Militares de Saúde”, “Segurança Biomédica”, “Projeto de Acreditação da Saúde Assistencial Militar” e as Boas Práticas da 12ª RM.

 

 DSC6161

 DSC6167

 DSC6172

 DSC6186

 DSC6205

 DSC6223

 DSC6225

 

  _______________________________________________________________________________________________________________________

 

SIMPSIO BOAS PRATICAS 1 RM 3 DIA DESTAQUE

 

Itaipava (RJ) – As boas práticas do Hospital das Forças Armadas (HFA) foram o tema da palestra de abertura desta quinta-feira, dia 19 de julho, terceiro dia de palestras do 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde. O Comandante Logístico do HFA, General de Divisão Rui Yutaka Matsuda, explicou a estrutura e a condição atual do Hospital.

Em seguida, o Diretor do Hospital Central do Exército, General de Brigada José Oiticica Moreira, apresentou o Programa de Capacitação em Saúde – PROCAP/Sau, que abrange os programas de pós-graduação, e já formou cerca de 280 militares em todos os cursos.

A programação do encontro prosseguiu com a apresentação do Comandante da 3ª Região Militar, General de Divisão Marcio Velloso Guimarães, que destacou como boa prática o desenvolvimento e o uso de sistemas informatizados que auxiliam no acompanhamento e no controle de processos, como de perícias médicas e de internações. Outra boa prática adotada por todas as OMS da 3ª RM é tornar mais rápido o contato da Ouvidoria com o usuário, pois a ocorrência é transmitida ao Diretor no dia em que ocorre o registro, de modo que o usuário recebe uma resposta da unidade de saúde no mesmo dia em que buscou o atendimento.  

Já o Comandante da 4ª RM, General de Divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, apresentou o Projeto Posto Saudável, realizado como projeto piloto no Posto Médico da Guarnição de Belo Horizonte e que, futuramente, será estendido a todas as OMS da 4ª RM. O projeto, voltado ao público interno, visa identificar o perfil e o estado de saúde dos militares que atuam na unidade. As atividades são desenvolvidas em três fases: a primeira abrange a verificação de índices como pressão arterial, glicemia e Índice de Massa Corporal (IMC) e a realização de exercícios de ginástica laboral e alongamentos; na segunda é feita avaliação física e nutricional, além de atividade aeróbica; por fim ocorre a avaliação de saúde bucal e mental de cada integrante. “O objetivo é realizar o levantamento do estado de saúde dos militares do Posto Médico, a fim de que sejam adotadas medidas para melhorar o condicionamento físico e a saúde do militar”, explicou o General Nolasco.

A programação do terceiro dia ainda reuniu as apresentações de boas práticas da 5ª, 6ª, 7ª, 8ª e 9ª Regiões Militares e a palestra sobre o Curso de Saúde Operacional, ministrada pelo General Oiticica.

A terceira edição do Simpósio de Saúde, promovida pelo DGP, com apoio da 1ª RM, é uma oportunidade para a troca de experiências e de boas práticas entre Comandantes de Regiões Militares e Diretores de Organizações Militares de Saúde de todo Brasil, visando aperfeiçoar a qualidade do serviço prestado ao usuário do Sistema de Saúde do Exército. O encontro prossegue até o dia 21 de julho, no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava, no Rio de Janeiro.

 

 

 _______________________________________________________________________________________________________________________

 

SIMPSIO BOAS PRATICAS 1 RM 2 DIA DESTAQUE

 Itaipava (RJ) – Com a palestra sobre “Terceirização de Laudagem e de Auditoria - Aquisição Centralizada de Diagnóstico Médico por Imagem”, o Diretor de Saúde do Exército, General de Divisão Alexandre Falcão Corrêa, iniciou a jornada do segundo dia do 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde, no dia 18 de julho. O evento, realizado pelo Departamento-Geral do Pessoal, com apoio da 1ª Região Militar, acontece até sábado, dia 21 de julho, no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava, no Rio de Janeiro.

A segunda palestra abordou o tema “Central de Regulação e Fundo de Saúde do Exército – FUSEx”, proferida pela Major Nádia Veríssimo Gois Mantuan, da Diretoria de Saúde. Em seguida, o Comandante da 2ª Região Militar, General de Divisão Adalmir Manoel Domingos, apresentou as boas práticas desenvolvidas pelas Organizações Militares de Saúde (OMS) da 2ª RM.

A última palestra da manhã foi realizada pelo Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Fernando Jose Sant’Ana Soares e Silva, que destacou os trabalhos desenvolvidos pelas OMS da 1ª RM e enfatizou a importância da elaboração de publicações científicas, como os protocolos de saúde, como forma de aliar ciência, ensino e pesquisa para a padronização de procedimentos, atração de profissionais qualificados e incremento do atendimento médico oferecido à família militar. Ainda durante sua apresentação, o General Soares anunciou a criação da Seção de Gestão de Equipamentos e Serviços de Alto Custo na 1ª RM. “A Seção atuará em três eixos: no mapeamento das demandas, no planejamento da obtenção de serviço e no planejamento da manutenção de serviço. O objetivo é identificar as necessidades e a possibilidade de redução de custos”, explicou o Comandante da 1ª RM.

Na parte da tarde, os diretores do Hospital Central do Exército, do Hospital Geral do Rio de Janeiro, do Laboratório Químico Farmacêutico do Exército, do Instituto de Biologia do Exército e da Odontoclínica Central do Exército explicaram as boas práticas implementadas em suas unidades.

A palestra do Assessor de Planejamento, Programação e Controle Orçamentário do DGP, General de Brigada Aires de Melo Jurema, finalizou a programação do segundo dia do 3° Simpósio de Saúde.

 

 

 _______________________________________________________________________________________________________________________

 

 

 

 SIMPSIO BOAS PRATICAS 1 RM DESTAQUE

 

Rio de Janeiro – Na manhã do dia 17 de julho, foi realizada a abertura do 3° Simpósio de Boas Práticas na Área de Saúde no Hospital Central do Exército, no Rio de Janeiro. O evento, realizado pelo Departamento-Geral do Pessoal, com apoio da 1ª Região Militar, reúne Comandantes de Regiões Militares e Diretores de Organizações Militares de Saúde de todo o País.

A primeira atividade do evento foi o lançamento do Protocolo de Oncologia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, com a participação do Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, do Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura, do Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto, e do Diretor do Hospital Central do Exército, General de Brigada José Oiticica Moreira. O documento é uma publicação de cunho técnico-científico com o propósito de fundamentar o uso dos quimioterápicos nas OMS do Exército em todo o Brasil.

Ainda pela manhã, durante a palestra de abertura, o Chefe do DGP destacou que o Simpósio de Saúde tem como objetivos nivelar o conhecimento sobre saúde no Exército, padronizar procedimentos, propor soluções para as principais demandas e apresentar as boas práticas desenvolvidas pelas OMS de todo o País.

O primeiro dia do encontro reuniu ainda palestras sobre “Ética Médica”, com o Dr Gilberto Scharwartsmann, “Biossegurança”, com a Profa Nazaré C. Soeiro, “Projeção da Saúde em Aspectos Humanos”, com o Dr Luiz Augusto, “Conformidade ambiental”, com o Diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente do Exército, General de Divisão Antonio César Alves Rocha, entre outros convidados civis e militares.

Após o primeiro dia no HCE, a terceira edição do evento continua até o dia 21 de julho, no Centro General Ernani Ayrosa, em Itaipava, no Rio de Janeiro, e terá em sua programação palestras dos Comandantes das Regiões Militares, da Diretoria de Saúde, do Hospital das Forças Armadas, entre outras.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página