Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > D A Prom Realiza Solenidade Comemorativa aos 179 Anos
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Dia Mundial da Segurança do Paciente

Avaliação do Usuário: 3 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h15
  • Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 17h15
  • Acessos: 1457

DESTAQUE VOT DCIPAS Recuperado

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu o dia 17 de setembro como o “Dia Mundial da Segurança do Paciente”. O objetivo principal é conscientizar profissionais de saúde, gestores, pacientes, educadores e toda a sociedade sobre a necessidade da implementação das práticas de segurança, dentro dos serviços de saúde.

Neste contexto, as ações voltadas para a gestão de riscos assistenciais devem ser estimuladas e, assim, contribuir para minimizar os danos ao paciente, envolver ativamente a participação de todos os profissionais de saúde na notificação de eventos adversos, reforçar a necessidade da capacitação permanente entre os colaboradores e contribuir para a consolidação da cultura de segurança na instituição.

No âmbito do EB, o Programa de Acreditação da Saúde Assistencial Militar (PASAM), vem atuando, desde 2018, em sinergia com nossas Organizações Militares de Saúde para a melhoria contínua da qualidade na gestão e segurança dos pacientes.

O PASAM sinaliza as oportunidades de melhoria para uma atuação mais eficiente do Núcleo de Segurança do Paciente em nossas Organizações de Saúde, reforçando o necessário cumprimento e acompanhamento dos protocolos de segurança e das metas internacionais estabelecidas, pela Organização Mundial da Saúde, bem como a indispensável atuação na vigilância e prevenção de eventos adversos.

Nesta data dedicada mundialmente à segurança dos pacientes, o Departamento-Geral do Pessoal concita toda a Família Militar, particularmente os profissionais de saúde, os gestores e os pacientes a contribuírem para que a segurança assistencial em nossas Organizações de Saúde esteja presente em cada ação, em cada olhar e em todos os momentos, da admissão à alta do paciente, contribuindo para preservar a vida e a saúde de nosso bem maior: a Dimensão Humana da Força.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página