Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > Exercício de Apresentação da Reserva
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

50 anos de atividades da CPO em Brasília

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
  • Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 01 de Março de 2023, 14h32
  • Acessos: 1318

CPO 50 ANOS CAPA copiar

 

Brasília (DF) – Na manhã deste dia 2 de setembro, foi realizada, na Diretoria de Avaliação e Promoções (D A Prom), no Quartel-General do Exército, a solenidade de Jubileu de Ouro das atividades da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO) na Capital Federal. O objetivo do evento foi ressaltar o histórico desse colegiado, homenageando, também, àqueles que contribuíram para a valorização profissional dos oficiais de carreira do Exército Brasileiro.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Estado Maior do Exército e Presidente da CPO, General de Exército Valério Stumpf Trindade, e contou com a presença do Presidente do Superior Tribunal Militar, General de Exército Lúcio Mário de Barros Góes; do Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; do Comandante Logístico, General de Exército Eduardo Antonio Fernandes; dos antigos presidentes da CPO, General de Exército R/1 Darke Nunes de Figueiredo, General de Exército R/1 Marius Luiz Carvalho Teixeira Neto, General de Exército R/1 Fernando Azevedo e Silva; do Presidente da POUPEx, General de Exército R/1 Araken de Albuquerque; do Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal e Vice-Presidente da CPO, General de Divisão Edson Diehl Ripoli, dentre outras autoridades.

A cerimônia teve início com a apresentação de um vídeo em homenagem ao cinquentenário. Como forma de eternizar a data foi realizado o descerramento de uma placa em comemoração ao Jubileu de Ouro, contendo os seguintes dizeres: “Ao completar 50 anos de atividades em Brasília, esta Comissão renova os mesmos propósitos da prática de rigorosa justiça nas promoções, alicerçada em valores e tradições transmitidos por todos que aqui passaram, e prossegue colaborando efetivamente para o profissionalismo e a consolidação da eficiência da hierarquia no Exército invicto de Caxias.”

Também foi cunhada uma moeda comemorativa, que foi entregue a todos os convidados presentes, como forma de homenagear aos que contribuem e participam, direta ou indiretamente, das atividades da CPO e foi lido um alusivo à data pelo atual Secretário da CPO e Diretor de Avaliação e Promoções, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio.

Em suas palavras, o General Stumpf destacou que a solenidade ratifica o compromisso da CPO com a meritocracia e que a Comissão é central para o processo de promoção do Exército Brasileiro e para a justiça nos processos. “Tive o privilégio de trabalhar na CPO como Secretário e, agora, como Presidente. Nós, que estamos na CPO, temos orgulho do trabalho que realizamos aqui e temos a consciência da seriedade que é conduzida a Comissão”, disse.

A CPO iniciou suas atividades, na capital federal, com a execução da 1ª Reunião, em 18 de agosto de 1972. Desde então, já foram realizadas 1.262 reuniões de subcomissões e plenárias, incluindo processos de 113.225 promoções de 2º Tenente até o posto de Coronel e 2.056 promoções de oficiais-generais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página