Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Palestra sobre “Harmonia no Trânsito” acontece no QGEx

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Segunda, 02 de Outubro de 2017, 16h51
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 2549

Brasília, DF - O Departamento-Geral do Pessoal (DGP), por meio de sua Diretoria de Civis, Inativos, Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS), órgão técnico-normativo nos assuntos atinentes à Assistência Social, tem envidado esforços no desenvolvimento de ações preventivas a acidentes de trânsito com motocicletas.  

Nesse contexto, foi realizada no último dia 20 de setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, a palestra “Harmonia no Trânsito”, ministrada pelo Senhor Robson Clauss, instrutor do Centro Educacional de Trânsito Honda. Ocorrido no Teatro Pedro Calmon, em Brasília, os objetivos do evento foram sensibilizar o público interno da Força e estimular mudanças de comportamento dos condutores de veículos, em especial, motociclistas.

O Diretor da DCIPAS, General de Brigada Selmo Umberto Pereira, destacou que as reflexões sobre segurança no trânsito precisam ser sempre atualizadas. “Seria interessante que todos levassem esses conhecimentos para suas vidas e compartilhassem com seus familiares, mas, se apenas um aplicar o que foi aprendido neste encontro, nossa iniciativa já terá valido a pena”, pontuou o Gen Selmo, em suas palavras no encerramento da palestra.

A palestra “Harmonia no Trânsito” foi desenvolvida pelo Centro Educacional de Trânsito Honda, que funciona desde 1998, em Indaiatuba, São Paulo. A instituição oferece treinamentos gratuitos de pilotagem a empresas frotistas e órgãos públicos, como policiais e bombeiros, de todas as regiões do Brasil e também de outros países da América do Sul.

Segundo o especialista, em mais de 90% dos acidentes a responsabilidade é do condutor e os principais motivos são distrações, como uso do celular, som e porta luvas; excesso de velocidade e desrespeito à sinalização. Entre as dicas para praticar o motociclismo seguro e defensivo, o palestrante ressaltou a importância de:

  1. Planejar o tempo e o uso de equipamentos de segurança;
  2. Identificar Riscos, relacionado ao respeito às regras de trânsito e os limites de velocidade;
  3. Prever o que poderá acontecer e antecipar-se, com atenção às ações e reações dos outros veículos, principalmente quanto à velocidade;
  4. Decidir o que fazer no trânsito, assegurando-se que consiga ver e ser visto com retrovisores na posição correta e mantendo uma distância segura em relação ao veículo da frente (mínimo de 3 segundos); e
  5. Executar sua decisão, mantendo a concentração e certificando-se que a capacidade de decisão não está comprometida.

Tais ações visam reduzir o número de acidentes envolvendo militares e servidores civis do EB, que ocasionam vítimas fatais, além de sequelas físicas e psicológicas.

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página