Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Dia do Serviço de Saúde do EB

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
  • Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 08h22
  • Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 11h04
  • Acessos: 1268

arte 2

Nesta data, o Exército Brasileiro reverencia a memória do Patrono do Serviço de Saúde, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca, nascido a 27 de maio de 1836, às margens da lagoa Manguaba, atual cidade de Marechal Deodoro, no Estado de Alagoas. Filho do Tenente-Coronel Manoel Mendes da Fonseca e da Senhora Rosa Maria Paulina da Fonseca.

Em 1853, João Severiano ingressou na Faculdade de Medicina da Corte e, ainda estudante, destacou-se pelo altruísmo, pela iniciativa e pelo espírito humanitário ao atuar durante a epidemia de cólera que atingiu a população do Rio de Janeiro em 1855. Por essa atuação, foi agraciado com a “Comenda da Ordem da Rosa”. Formou-se médico em 1858 e, em janeiro de 1862, ingressou no Corpo de Saúde do Exército como 2º Tenente-Cirurgião.

Em 1864, aos 28 anos, foi voluntário para participar dos conflitos platinos, onde prestou notáveis serviços médicos durante a Campanha do Uruguai e a Guerra da Tríplice Aliança. Nesta última, esteve presente durante toda a campanha na linha de frente, sendo, por sua atuação, merecedor de condecorações e elogios por sua abnegação, dedicação, competência profissional e senso humanitário. Entre as condecorações recebidas, foi agraciado com o grau de Cavaleiro da Ordem Imperial do Cruzeiro, sendo o primeiro oficial do Serviço de Saúde a ostentar essa honraria.

Serviu no Hospital Militar do Andaraí, chefiou a Enfermaria da Escola Militar da Praia Vermelha e foi o primeiro Diretor do Hospital Central do Exército. Em 1881, já como Major Cirurgião-Mor de Brigada, galgou os demais postos sempre por merecimento. Promovido a General de Brigada, em 1890, exerceu o cargo de inspetor do serviço sanitário do Exército, atual Diretoria de Saúde.

Faleceu em 7 de novembro de 1897, no pleno exercício de suas funções. Em 1940, tornou-se Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, em reconhecimento aos seus valorosos trabalhos. A escolha do General João Severiano como patrono é motivo de orgulho e inspiração para todos os militares integrantes do Serviço de Saúde, por seu exemplo de profissional militar e médico.

Hoje, o Serviço de Saúde do Exército, através das vertentes operacional e assistencial é responsável pela higidez dos militares da Força Terrestre e da Família Militar. Atua, ainda, em apoio à saúde da população brasileira e de nações amigas sempre que necessário e autorizado. Assim, os profissionais de saúde de ontem e de hoje, zelosos e atentos, presentes desde as menores frações de tropa empregadas, contribuindo na melhoria constante da assistência à saúde e buscando oferecer o melhor atendimento e cuidado aos nossos militares.

A destacada capacidade técnica e humana dos soldados de saúde, aliados à busca constante pela modernização, implantação de novos serviços, aquisição de novos equipamentos para os hospitais, incentivo às atividades de ensino e pesquisa e à busca constante pelo aprimoramento da formação dos profissionais de saúde, fortalecem a qualidade do serviço prestado pelas nossas Organizações Militares de Saúde.

A preocupação da Força Terrestre com a integração da gestão de todo o Sistema de Saúde, o fortalecimento no acolhimento e a humanização na assistência médico-hospitalar, associado a qualidade e segurança da atenção à saúde, reforçam o compromisso com a melhoria contínua e a sustentabilidade do Serviço de Saúde e demostram a grandeza e qualidade da atenção e cuidado da Força Terrestre com a saúde e o bem-estar da tropa e da família militar.

Integrantes do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro, com a certeza de que os valores, tão bem evidenciados por seu Patrono, o General-de-Brigada Médico JOÃO SEVERIANO DA FONSECA, permanecem vivos nos corações de cada um dos Soldados do Corpo de Saúde, nesta data tão significativa, orgulhem-se de sua tão nobre missão e continuem trilhando o caminho da honradez e do cuidado com o próximo, e nunca esqueçam que “nossas glórias não as obtemos em praça pública diante da multidão que aplaude, mas diante do paciente em seu leito de dor.”

SAÚDE! PÁTRIA! BRASIL!

Saiba mais: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/U3X7kX8FkEXD/content/id/16592001

registrado em:
Fim do conteúdo da página