Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > Simpósio de Prevenção ao Suicídio
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Semana de Prevenção da Osteoporose

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 13h20
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 2673

O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) junto com o Hospital das Forças Armadas (HFA), realizaram de 16 a 19 de outubro a Semana de Prevenção da Osteoporose, doença que mata tanto quanto o Câncer de Mama. Na atividade foram realizadas consultas e exames em mulheres acima de 60 anos e homens acima de 70 anos. A semana foi coordenada pelo Tenente-Coronel Paulo César Andrade Portinho, Ortopedista e Traumatologista do HMAB.

 A Osteoporose é a principal doença óssea metabólica e está fortemente relacionada com o avançar da idade. É uma patologia pouco sintomática e os pacientes costumam ser diagnosticados em estágios avançados da doença, geralmente, após a ocorrência de alguma fratura. Ainda não existe uma cura definitiva para a osteoporose, mas os tratamentos existentes são eficientes no retardamento de sua progressão e para evitar fraturas, por isso essa semana de prevenção é tão importante.

Dados da International Osteoporosis Foundation (IOF) apontam que a doença atinge mais de duzentos milhões de mulheres e causa quase nove milhões de fraturas anualmente no mundo, o que equivale a uma fratura a cada três segundos. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), as projeções estimadas para os próximos dez anos revelam que se espera que o número de fraturas de quadril osteoporóticas por ano (atualmente, 121.700 fraturas anuais) atinja 140 mil pessoas por ano até 2020.

Como encerramento da Semana de Prevenção da Osteoporose, no dia 20 de outubro foi realizado um Simpósio de Osteoporose para os Médicos, no Auditório do HFA, com a participação de palestrantes renomados na área: Doutor Ben-Hur Albergaria, Ginecologista, Doutor Charlles Heldan, Reumatologista, Doutora Vera Lúcia Szejnfeld, Reumatologista e o Doutor Bernardo Stolnicki, Ortopedista e Traumatologista. Os palestrantes explanaram sobre porque deve-se tratar a Osteoporose, quem deve ser tratado, até quando tratar e o que fazer após o paciente ter uma fratura.

Estiveram presentes no Simpósio o General de Divisão Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante Logístico do HFA, General de Brigada Médico Paulo Sérgio Iglessias, Subdiretor de Saúde, e o Coronel Roosevelt Louback de Carvalho, Diretor do HMAB.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: ST Mendes

registrado em:
Fim do conteúdo da página