Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > A vitória de Monte Castello
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

10 de junho – Dia da Arma de Artilharia

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2023, 13h13
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 20h16
  • Acessos: 1248

artilharia

A data foi criada para homenagear o Patrono da Artilharia, Marechal Emílio Luís Mallet, nascido em 10 de junho, na França, no ano de 1801. Na Batalha de Tuiuti, em 1866, a maior batalha campal da América do Sul, sua linha de fogo resistiu a 20 cargas de cavalaria, sendo decisiva para barrar o avanço da tropa inimiga. Esse feito eternizou-se na história militar brasileira pela célebre frase: “Eles que venham. Por aqui não passam.”

A Arma de Artilharia é conhecida pela eficiência, precisão e alto poder de fogo de seus obuseiros, nos campos de batalha, lhe conferindo o adjetivo de “Poderosa”. Constitui um meio nobre em combate, por ter a capacidade de saturar uma grande área com fogos, o que, no meio militar, é conhecido por “amaciar o terreno”.

A Artilharia Antiaérea, uma especialização da Arma, possui a incumbência de defender o espaço aéreo, em complemento à Força Aérea Brasileira, tanto na paz como na guerra, atuando com radares e armamentos específicos, frente à possíveis ameaças aéreas que porventura surjam.

Nesta data, o Departamento-Geral do Pessoal parabeniza todos os militares da Arma de Artilharia pelo transcurso de sua data. Mallet!!!

Confira o Alusivo ao Dia da Arma de Artilharia https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/U3X7kX8FkEXD/content/id/16596996

registrado em:
Fim do conteúdo da página