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HGeRJ recebe visita do PASAM

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  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 11h27
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 11h29
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No período de 21 a 24 de novembro, o Hospital Geral do Rio de Janeiro (HGeRJ) recebeu a visita do Programa de Acompanhamento da Saúde Assistencial Militar (PASAM) do Departamento-Geral do Pessoal (DGP). Para dar início às atividades, a equipe do PASAM esteve no gabinete do Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Carlos Duarte PONTUAL de Lemos.

Na ocasião, a diretora do HGeRJ, TC SIMONE Abreu, fez uma breve apresentação sobre a Unidade, discorrendo sobre a área de abrangência, as melhorias de infraestrutura que estão sendo realizadas, a distribuição do corpo clínico e especialidades disponíveis, os pontos de melhoria indicados na última visita do PASAM, as boas práticas e os projetos futuros da Organização Militar de Saúde (OMS).

Em seguida e nos dias subsequentes, a equipe do PASAM percorreu todas as Seções e Setores do HGeRJ e verificou o andamento da qualidade, segurança e eficiência dos serviços prestados aos pacientes. O modelo adotado pelo Hospital foi avaliado pela equipe do PASAM em relação à prestação de seus serviços através do cumprimento do Plano de Gestão, bem como da observação de indicadores provenientes dos planos de ação das diversas Seções do Hospital e do cumprimento das metas internacionais de Segurança do Paciente.

A atividade do PASAM foi conduzida sob a coordenação do Cel Cardoso (DGP), acompanhado da Maj Janete Quirino, da Diretoria de Saúde (D Sau), da Maj Mônica, do Instituto de Biologia do Exército (IBEx), do Cap César Vale (D Sau) e do Cap PTTC Vladimir (DGP).

A metodologia de avaliação do PASAM não tem caráter fiscalizatório; constitui-se, essencialmente, em um programa que visa estimular a melhoria contínua dos processos e procedimentos adotados nas Organizações Militares de Saúde (OMS).

De acordo com o chefe do PASAM, “durante nossa avaliação, ficou claro que o Hospital já demonstrou melhorias quanto ao cumprimento de protocolos e segurança do paciente, embora haja oportunidades de melhorias em diversos processos”, destacou.

 

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