Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > 1º Simpósio de Saúde Operacional
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

1º Simpósio de Saúde Operacional

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Segunda, 07 de Mai de 2018, 15h33
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 2885

Nos dias 24 a 27 de Abril de 2018 aconteceu o 1° Simpósio de Saúde Operacional, no Auditório do DGP, visando a atualização do Exército Brasileiro sobre este tema.

A evolução da doutrina de guerra vem se mostrando constante e intensa, em especial após a 1ª Guerra do Golfo, trazendo consigo a ideia dos combates descentralizados em ambiente urbano e submetidos ao forte impacto da evolução tecnológica.

No que diz respeito à doutrina da Saúde Operacional, o panorama não é diferente. Novas formas de atendimento médico, novas tecnologias e logística de evacuação, vêm impondo aos exércitos uma constante revisão de suas doutrinas. 

 

 

Os objetivos do Simpósio foram:

  1. Uniformizar os conhecimentos sobre o Sistema de Saúde Operacional existentes, integrando todos os órgãos que possam estar envolvidos nas suas atividades, utilizando-se das expertises, dos conhecimentos individuais e dos trabalhos científicos produzidos até o momento;
  2. Elaborar um diagnóstico atualizado do Sistema de Saúde Operacional, com a criação de proposta de medidas a curto, médio e longo prazo, para a modernização doutrinária e a consequente melhoria da gestão do Sistema;
  3. Confeccionar um Plano Anual de Ação, para integrar as ações departamentais, propiciando maior previsibilidade, coordenação e sinergia nas ações correntes (prontidão logística).

 

 

O resultado imediato do Simpósio foi o início dos trabalhos de reestruturação da Subdiretoria de Saúde Operacional da Diretoria de Saúde, com a criação de novas Seções, entre elas um Centro de Operações de Saúde, que passará a coordenar todas as atividades operacionais do Sistema.

Entre as várias medidas que garantirão a continuidade dos processos, destacam-se: a realização do 2° Curso de Saúde Operacional, previsto para Setembro de 2018, a participação dos militares de Saúde em cursos de capacitação em atividades operacionais, no Brasil e no exterior, intercâmbios militares, criação de Manuais doutrinários, de todos os níveis e, como principal meta, a longo prazo, a estruturação do Batalhão de Saúde, para Pronto-Emprego operacional.

Desta forma, visualiza-se um futuro promissor para o Sistema de Saúde Operacional, que é a principal razão da existência do Serviço de Saúde na Força Terrestre.

registrado em:
Fim do conteúdo da página