Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > Neurocirurgia do HMASP Utiliza Implante Inédito no Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Neurocirurgia do HMASP Utiliza Implante Inédito no Brasil

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
  • Publicado: Terça, 23 de Abril de 2019, 16h40
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 2227
imagem sem descrição.

São Paulo (SP) – O Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP) recebeu a visita dos médicos Prof. Dr. Oscar Alves¹, Neurocirurgião, e Prof. Dr. Massimo Balsan², Ortopedista.  Ambos, juntamente com a equipe de Neurocirurgia, chefiada pelo Capitão P. Porto, participaram de duas cirurgias, sendo uma delas a primeira, no Brasil, a utilizar um Cage Expansível para coluna lombar, chamado Tlif Expansível.

A primeira cirurgia, uma correção de instabilidade da coluna, foi realizada pelo Prof. Oscar Alves com o auxílio do 1º Tenente Loduka. 

Na segunda cirurgia, desta vez coordenada pelo Prof. Massimo, com a participação do Capitão P. Porto, o paciente apresentava hérnia de disco e foi o primeiro, no Brasil, a receber esse implante, conhecido também como espaçador vertebral. Comparado aos outros cages, que possuem 12 milímetros de espessura, o Cage Expansível é introduzido com 6 milímetros de espessura e, no local a ser implantado, ele se expande em até 10 milímetros, causando menos danos ao paciente. Isso porque o tamanho do corte é menor, minimizando os danos aos tecidos musculares e ligamentos; há menos sangramento, menor risco de infecção e, com isso, a cicatrização é mais rápida. Além disso, o referido implante corrige melhor a curva da coluna.

A cirurgia foi transmitida via web por meio de link disponibilizado na página do HMASP. Os internautas puderam acompanhar toda a cirurgia, que foi narrada pelo Capitão Médico P. Porto, e também interagir com perguntas.

A utilização da web permite a difusão de conhecimento para um número maior de pessoas. Para os estudantes, essa importante ferramenta se mostra um meio auxiliar no aprendizado da teoria.

O HMASP ingressou na área de Ensino e Pesquisa em 2015 e, desde então, vem aprimorando a transmissão de conhecimento aos seus residentes, com o intuito de inserir no mercado de trabalho profissionais altamente qualificados, pensando sempre em melhor atender os pacientes.

 

1- ​Prof. Dr. Óscar Alves - Portugal

- Chefe de Neurocirurgia do Hospital Lusíadas – Porto

- Consultor Senior em Neurocirurgia do Centro Hospitalar de Gaia/Espinho Fulbright Fellow

- Assistant Professor of Neurosurgery Hôpital Lariboisière - Paris .FulbrightFellow

- Post-Doc associate Medical College of Virginia, EUA

- Membro da Junta Diretora do Comitê Espinhal da Federação Mundial de Sociedades Neurocirúrgicas (WFNS)

- Editor de boletim informativo do WFNS Spine

2- Prof. Dr. Massimo Balsano - Itália

- Cirurgião Ortopédico especialista em Coluna Vertebral

- Diretor do Departamento Regional de Coluna

- Diretor do Departamento Ortopédico do Hospital Universitário Integrado Verona, Hospital Borgo Trento – Verona – Itália

 

2 HMASP Neurocirurgia 126 Copy

3 HMASP Neurocirurgia 128 Copy

6 HMASP Neurocirurgia 130 Copy

7 HMASP Neurocirurgia 131 Copy

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página