Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > DSau - 2º Simpósio de Saúde
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Dia Internacional da Mulher

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 11h15
  • Última atualização em Quarta, 09 de Setembro de 2020, 15h39
  • Acessos: 3496
imagem sem descrição.

Em nosso País, atualmente, a mulher permanece incansável na luta pelo seu espaço em nossa sociedade, independente do viés de sua atividade diária, isto é, seja dona de casa, seja profissional com emprego formal, a trabalhadora do mundo moderno exige respeito e consideração pela importância de sua rotina laboral. Em ambos os casos, é possível ressaltar atributos comuns às mulheres de todos os tempos, como dedicação, abnegação, perseverança, zelo, responsabilidade, honestidade, coragem e disciplina. No que diz respeito ao campo de atuação, chegamos às desbravadoras militares, pessoas que escolheram a farda como segunda pele.

À semelhança de outras nações, as Forças Armadas (FA) brasileiras somaram aos seus quadros a competência profissional do segmento feminino, servidoras civis, oficiais e praças que cumprem hoje suas missões nas áreas do Magistério, da Saúde, da Administração, dentre outras; todas inspiradas no legado das 73 enfermeiras, voluntárias para a Segunda Guerra Mundial e as primeiras mulheres a ingressarem oficialmente no serviço ativo das FA.

Hoje, após sucessivos esforços, as Forças Armadas Brasileiras possuem significativa representação do segmento feminino, contando em quadros com aproximadamente 29 mil mulheres, o que representam maior efetivo feminino das Forças Armadas da América Latina.

Desafiada a provar o seu valor a cada nova jornada, a integrante do segmento feminino do Exército Brasileiro cultua os valores éticos e morais da caserna, dá constantes exemplos de civismo e patriotismo, contagia seus companheiros com a sensibilidade comum ao gênero e com a rigidez de quem, desde muito cedo, educa, protege e luta por ideais.

Mãe, filha, esposa, profissional, dona de casa, chefe e subordinada, mestra e aluna, fardada ou não, as homenagens da caserna são para nós, mulheres do Brasil, que exercem seu papel em suas várias nuances e, com carisma e intuição, ajuda a construir um mundo mais igualitário.

Somos mulheres, somos fortes, somos do exército!

 

 

Assista a homenagem feita pelo DGP às mulheres

registrado em:
Fim do conteúdo da página