Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > 10 de maio - Dia da Arma de Cavalaria
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

10 de maio - Dia da Arma de Cavalaria

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
  • Publicado: Terça, 09 de Mai de 2023, 15h59
  • Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2023, 15h59
  • Acessos: 1154

arte

 

O Dia da Arma de Cavalaria é celebrado no Exército Brasileiro em homenagem ao dia do nascimento do Marechal Osório, Patrono da Arma Ligeira. Filho de estanceiro, natural de Osório (RS), aprendeu, desde cedo, a dominar os animais de montaria. Incorporou às fileiras do Exército aos 15 anos, como praça do Exército Imperial. Teve atuação de destaque como Tenente-Coronel, em Monte Caseros, à frente do 2º Regimento de Cavalaria, quando rompeu o dispositivo de defesa de seu inimigo e comandou decisivas operações de aproveitamento do êxito, durante a Guerra contra Oribe e Rosas (1851-1852).

A Cavalaria, principalmente no início das operações, é empregada na vanguarda da Força Terrestre, buscando informações sobre o inimigo e sobre a região de operações. Participa de ações ofensivas e defensivas, aplicando suas características básicas: mobilidade, potência de fogo, ação de choque, proteção blindada e sistema de comunicações amplo e flexível. Seus elementos podem ser blindados, mecanizados e de guardas. São eles que, no cerimonial, estão à frente, com suas escoltas mecanizadas e a cavalo.

Conheça mais sobre o Dia da Arma de Cavalaria no site do Exército Brasileiro: https://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/U3X7kX8FkEXD/content/id/16586037

registrado em:
Fim do conteúdo da página