Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Fale Conosco > Últimas Notícias > DSM realiza Simpósio de Serviço Militar e Identificação de Pessoal do Exército para as Regiões Militares
Início do conteúdo da página
Últimas Notícias

Batalha do Monte das Tabocas

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
  • Publicado: Quarta, 02 de Agosto de 2023, 10h38
  • Última atualização em Quarta, 02 de Agosto de 2023, 13h51
  • Acessos: 1620

 

arte tabocas

3 de agosto - Batalha do Monte das Tabocas (1645)

A união de luso-brasileiros pela expulsão dos invasores holandeses materializou-se na Batalha do Monte das Tabocas. Foi a primeira vitória militar da campanha da Restauração.

Os holandeses do Coronel Hendrick Van Haus atacaram a concentração de luso-brasileiros com a certeza da vitória: eram mais de 1.700 homens, com armas de fogo, contra pouco mais de 1.000, com somente 230 armas. Parte dos brasileiros portava apenas lanças de madeira endurecida e/ou facões de trabalho.

Mas os chefes João Fernandes Vieira e Antônio Dias Cardoso souberam utilizar com maestria o terreno irregular, a surpresa e as técnicas de emboscada e guerrilha. Suas lideranças, sempre à frente de forma até temerária, despertavam a bravura mais recôndita de seus homens, que rechaçaram os mercenários da Companhia das Índias Ocidentais Holandesa. Ao final do dia, Van Haus bateu em retirada, abandonou mortos, feridos e, principalmente, muito material de guerra.

registrado em:
Fim do conteúdo da página